
CÁLCULO RENAL
Os cálculos renais quando pequenos e localizados dentro dos rins geralmente não causam sintomas. Quando eles se deslocam para o ureter (segmento do sistema urinário que conecta os rins à bexiga) podem causar a famosa crise de cólica renal, nestes momentos, até cálculos pequenos (de 2-3 milimetros) podem causar dor intensa.
O tratamento dos cálculos depende muito da localização (no rim, no ureter, na bexiga??), da densidade (o quão duro ele é), do tamanho das pedras e das condições físicas do paciente.

Atualmente a maioria dos procedimentos são realizados de maneira endoscópica (aparelhos pequenos introduzidos através do canal da urina), sem cortes, com o uso de laser e com alta precoce (geralmente no mesmo dia).
Cálculos pequenos e em localização adequada podem ser tratados através de litotripsia extracorpórea, neste procedimento uma máquina emite ondas de choque que fragmentam as pedras.
Cálculos maiores (2 cm ou maiores) podem necessitar de cirurgia percutânea (pequeno corte de 1-2 cm para acessar o rim via região lombar).
Existem vários tipo de cálculos (oxalato de cálcio, acido úrico, cistina, oxalato), o tratamento preventivo depende da investigação desta composição.
Porém algumas dicas ajudam na prevenção de todos os tipos como: beber bastante água, evitar alimentos muito salgados e evitar ganho de peso.