top of page

EXAME DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o câncer mais comum nos homens (exceto pelo câncer de pele não melanoma), representando segundo o INCA, 29% dos casos. É o segundo que mais mata, estando atrás  apenas do câncer de pulmão.

Como a próstata é uma glândula do tamanho de uma nóz que esta localizada logo abaixo da bexiga, seu crescimento pode gerar sintomas urinários. Apesar disso o câncer de próstata não causa sintomas na maioria dos pacientes em fases iniciais.

A mortalidade do câncer vem crescendo nos últimos anos e diagnóstico precoce é fundamental para a cura, que ocorre em 90% dos casos de cânceres localizados.

Por isso a avaliação da próstata durante a consulta com o urologista é fundamental.

Durante esta avaliação o médico urologista irá investigar fatores de risco para o câncer, como história familiar, obesidade e idade maior que 60 anos e afro-descendência.

Durante o exame físico é realizado o toque retal, exame indolor que dura menos que um minuto. É importante lembrar que se o paciente não esteja de acordo com a realização deste exame pode avisar ao médico assistente, que então procederá a investigação sem o mesmo. 

Sugere-se fortemente que a realização do toque não seja fator que impeça o paciente de comparecer na consulta, pois é um exame que pode ser negado caso assim se deseje.

A importância do toque retal esta no fato de o médico urologista conseguir mensurar aproximadamente o volume da próstata, sua consistência, bem como a presença de algum nódulo suspeito.

Em torno de 10-20% dos cânceres de próstata não apresentam elevação do exame de PSA (Antígeno Prostático Benigno), este sendo um teste de laboratório por coleta de sangue, que é também importante na triagem do câncer de próstata e será solicitado durante a consulta.

O PSA é um exame pouco sensível. Pode estar aumentado em situações como infecção da próstata, aumento benigno, câncer , manipulação da próstata ou atividade sexual.

Estando o toque retal ou o PSA alterados, se prossegue a investigação com exames de imagem (ressonância multiparamétrica de próstata) e/ou biópsia de próstata.

bottom of page