
SINTOMAS PROSTÁTICOS
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, por onde atravessa o canal da urina (uretra). Responsável por produz 30% do líquido espermático, é um orgão muito importante para a fertilidade. As duas principais doenças que acometem a próstata são o câncer e a hiperplasia prostática.
O câncer de próstata se desenvolve, na maioria dos casos (70%) na "casca" da próstata, chamada de zona periférica. Como esta área não tem contato com a uretra, geralmente a doença não causa sintomas nas fases iniciais. Por este motivo as consultas de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce. Na maioria das vezes o diagnóstico é feito na sexta década de vida.
Já a porção interna/central da próstata é local de acometimento da hiperplasia prostática benigna. Esta patologia é responsável pelo crescimento do orgão, gerando obstrução ao fluxo urinário por compressão uretral. Os pacientes passam a apresentar sintomas miccionais como: acordar a noite para urinar, jato fraco, hesitação miccional, sensação de esvaziamento incompleto, frequência urinária aumentada e até urgência miccional e incontinência.
As taxas de cura do câncer são próximas a 90% nas fases iniciais. A hiperplasia prostática pode ser tratada por observação apenas, medicação ou cirurgia.