top of page

SINTOMAS URINÁRIOS

Homens e mulheres têm prejuizo importante da qualidade de vida por sintomas urinários. Entre os principais vilões encontram-se:

 

1. Micção muito frequente: Uma bexiga normal tem capacidade de armazenar pelo menos 300 ml, sendo que ela "avisa" ao cérebro que esta ficando cheia a partir de 150 ml. Portanto, e excluindo-se as pessoas que tomam muitos líquidos, a maioria das pessoas urina no máximo 6 vezes durante o dia. Uma frequência miccional muito elevada pode ser sinal de algum problema urológico.

 

2. Jato fraco e/ou fazer força para urinar: O jato urinário fraco pode ser um sintoma de bexiga fraca ou de obstrução da saída da urina. As obstruções nos homens ocorrem com muita frequência pelo aumento da próstata, ou por estreitamentos do canal urinário. Nas mulheres as causas mais comuns são disfunções musculares do assoalho pélvico e prolapsos pélvicos (bexiga caída).

 

3. Urgência Miccional: A urgência miccional é uma vontade súbita e incontrolável de vontade de urinar, que leva o paciente a procurar imediatamente o banheiro por medo de perder urina. Esses sintoma pode ter muitas causas e é particularmente comum em pacientes com alguma doença neurológica.

4. Incontinência Urinária: A perda de urina pode ocorrer de várias maneiras, após esforços físicos (chamada incontinência de esforço), após episódio de urgência miccional (chamda incontinência de urgência), de forma contínua (quando gotas ficam pingando sem parar) ou por até sem sentir. Caracterizar o tipo de incontinência urinária é fundamental no tratamento dessa patologia.

 

5. Sangue na urina: Sangramento urinário sempre preocupa, pelo risco de câncer do trato urinário. Porém esse sintoma ocorre com frequência nos pacientes com infecção urinária, aumento da próstata, cálculos renais e até de causa desconhecida. Porém nos pacientes tabagistas, com sangue visto ao olho nú (macroscópico) e com mais de 50 anos, a preocupação com a possibilidade de câncer de bexiga aumenta.

6. Acordar a noite para urinar: Esse sintoma, também chamado de noctúria, pode ocorrer associado a sintomas diurnos ou ocorrer isoladamente. Quando ocorre isolado, é mais comum na população idosa e muitas vezes esta associado ao aumento de produção de urina pela rins quando o paciente esta deitado (chamado poliúria noturna).

 

7. Esvaziamento incompleto/retenção urinária: A bexiga normal se esvazia ficando o resíduo pós miccional de no máximo 50 ml. Alguns sinais que denotam um sofrimento da bexiga são: espessamento da musculatura, resíduo vesical maior que 50 ml, presença de pseudodivertículos, infecções urinárias de repetição e em ultimo caso retenção urinária completa.

bottom of page